Buscar

Notícia

20.12.2017

Artigo - Importância da Ação Captação de Eventos para Centro de Eventos do Pantanal e o seus impactos.

                                                                   Cely Maria Gonçalves de Queiróz Coelho

Este artigo procurará mostrar a importância do centro de convenções para o turismo de negócios no contexto de um mundo globalizado e procurará demonstrar que ao longo da história da humanidade, os homens, para se afinarem e ampliarem seus conhecimentos buscaram maneiras e locais apropriados onde pudessem trocar tecnologia e ideias, competir através do esporte coletivo, mostrar sua arte e praticar o intercâmbio. Quando surgiram os concílios, as feiras, as exposições e, modernamente o turismo de negócios que movimenta grandes multidões e valores aos milhões, locais cada vez mais estruturados foram sendo construídos.

O segmento de evento de negócios vem evoluindo consideravelmente no Brasil nos últimos anos. As cidades cada vez mais estão se adaptando a esse novo ramo de atividade, que gera muitos empregos diretos e indiretos, movimenta a economia e abre mais espaço para profissionais do trade turístico, sejam eles impulsionados pelo turismo de negócios ou pela busca de conhecimentos, proporcionados pela realização de eventos, técnicos e científicos, entre outros, identificando essa oportunidade foi criada a ação captação de eventos dentro da estrutura comercial do Centro de Eventos do Pantanal.

A ação captação de eventos envolve vários agentes e cada qual contribui com uma parte, já que todos serão beneficiados com a vinda do evento. A entidade proponente possui o papel mais fundamental, pois é a grande articuladora dos acordos políticos. Mas cabe ainda aos agentes turísticos o fornecimento de informações adequadas para facilitar a venda do destino, comprovando sua capacidade de acolher o evento. O Centro de Convenções  é a principal infraestrutura avaliada na captação de um evento, pois será o palco onde todas as atividades se realizarão. São, vias de regra, estruturas próprias, criadas para este fim.

Conforme o ex-presidente da Iapco, destaca o crescimento da importância dos centros de convenções para a captação do evento.  a concorrência não será apenas de cidade para cidade, mas de centro de convenções para centro de convenções. “Na Espanha, todas as cidades, inclusive as pequenas, querem ter um centro de convenções, que têm de ser flexíveis, multifuncionais, atender a congressos e, no verão, pode ser utilizado para concertos, shows, entre outras atividades.

A realização de um evento numa cidade é capaz de impactar diretamente mais de 50 segmentos da economia, entre hotéis, restaurantes, bares, operadoras de turismo, táxis, recepcionistas, segurança, locação de máquinas e equipamentos, etc...

Os eventos fazem parte da nossa vida, definitivamente! Em alguns momentos somos participantes e, em muitos outros, os próprios organizadores.

Basicamente, o caráter de um evento pode ser:

(a) social como casamentos, aniversários e happy hours;
(b) corporativo ou empresarial como feiras, conferências e reuniões;
(c) espiritual ou comunitário como retiros, cursos religiosos e jantares beneficentes;
(d) acadêmico como aulas inaugurais, colações de grau e festas de formatura;
(e) cultural e de entretenimento como festivais, espetáculos e concertos musicais;
(f) esportivo como corridas, caminhadas e jogos;
(g) políticos como comícios, debates e protestos e
(h) educacionais como palestras, cursos e congressos.

                Considerando que o evento é um processo de venda comercial ou institucional, fica evidenciada sua força, levando empresas e entidades a lançar mão cada vez mais em escala maior de eventos estratégicos para atingir seus objetivos. Neste sentido, a geração de eventos é o resultado natural de uma empresa ou instituição na busca da comunicação com o seu público.

REFERENCIAIS :

Planejamento Estratégico Centro de Eventos Pantanal - Estudo   -   Realizado por Vaniza de Lima Schuler

Relatório de Atividades de Captação de eventos  do Centro de Eventos  do Pantanal   Pires  & Associados

Turismo de Negócios  & eventos - Orientações Básicas - Ministério do  -   Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo -Departamento de   Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação-Geral e Segmentação

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/2014/12/eventos-tecnologia-e-  

centros-de-convencoes-sao-tendencia

http://www.eventbrite.com.br  

http://www.mt.agenciasebrae.com.br

Compartilhe:

Siga o Centro de Eventos do Pantanal

Newsletter

Enviar
Copyright © 2015 Centro de Eventos do Pantanal • Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/nº • Jardim Santa Marta • Cuiabá/MT • +55 (65) 3318-1600 • eventospantanal@mt.sebrae.com.br
BRDigital