Buscar

Notícia

19.04.2017

Diretora do Sebrae Nacional faz palestra magna sobre tendências do turismo 2017

Durante a cerimônia de abertura da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017), nesta quinta-feira, 20/04, a partir das 17 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a diretora-técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Regina Guimarães de Menezes, faz a palestra magna “Tendências do Turismo 2017”, programada começar às 19h30.

Durante a palestra, ela vai discorrer sobre a atuação do Sebrae no segmento de turismo e mostrar as principais tendências relacionadas a destinos turísticos inteligentes com destaque para experiências turísticas, marketing e tecnologia como aliados dessas experiências.

Fala ainda sobre as 12 dimensões da sustentabilidade para pequenos negócios de acordo com o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que incluem planejamento estratégico, gestão financeira, gestão da qualidade, compras sustentáveis, gestão de pessoas, encadeamento produtivo, gestão ambiental (englobando uso eficiente da água, da energia e gerenciamento de resíduos sólidos), desenvolvimento social, legislação, normas e certificações, mercado e consumo consciente, marketing e comunicação, e políticas públicas. Elas provocam grande impacto no ciclo de vida dos pequenos negócios e juntas são capazes de tornar a empresa mais sustentável.

Ao final da palestra, ela vai entregar às pousadas pantaneiras Piuval e Rio Claro, o certificado da ABNT NBR 15.401 - Meios de Hospedagem - Sistema de Gestão da Sustentabilidade.

Durante dois anos, os empreendimentos, incluindo ainda a Araras Eco Lodge, receberam consultoria e apoio efetivo do Sebrae/MT, em um projeto piloto em Poconé (na Transpantaneira) visando prepará-los para a certificação. Essa norma tem por objetivo estabelecer os critérios e elementos fundamentais para se implantar a gestão sustentável de um hotel. As empresas passaram por mudanças estruturais e principalmente no modelo de gestão sendo incorporado a sustentabilidade nas estratégias das empresas.

Em 2016 A Piuval e Rio Claro passaram pela auditoria da ABNT e obtiveram a certificação em 2017.

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) acontece até 23 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e tem como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).

 

Serviço

www.sebrae.com.br
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1214
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraemt
twitter.com/sebraemt
facebook.com/sebraemt
Rita Comini - +55 65 99932 1890
rita.comini@mt.sebrae.com.br

Compartilhe:

Siga o Centro de Eventos do Pantanal

Newsletter

Enviar
Copyright © 2015 Centro de Eventos do Pantanal • Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/nº • Jardim Santa Marta • Cuiabá/MT • +55 (65) 3318-1600 • eventospantanal@mt.sebrae.com.br
BRDigital