Buscar

Notícia

26.09.2017

Pantanal Cozinha Brasil valoriza gastronomia regional

A edição 2017 do Pantanal Cozinha Brasil cresceu e se tornou mais abrangente, passando a ter uma programação ampla para atender não só os iniciados, mas a sociedade em geral.

O evento, que ocorre de 9 a 11 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, terá praça de alimentação concentrando food trucks e bike foods com diversos tipos de comida, atrações culturais diárias, incluído shows de Ana Rafaela e Lorena Ly, espaço kids e um empório rural onde vai ser possível fazer a feira e comprar produtos orgânicos fresquinhos direto de pequenos produtores rurais. O movimento Slow Food Cuiabá também estará presente com queijos, embutidos, cervejas artesanais, etc. 

Chefs e palestras

A Pantanal Cozinha Brasil vai reunir chefs de cozinha locais e nacionais, entre eles Fernando Mack, Jhuan Schneider, Hugo Rodas, Kauan Dalmolin, Eliane Carvalho, Wal Untar, e as convidadas especiais Carole Crema, Manu Bufara e Bela Gil.

Estão programadas palestras magnas: uma com Carole Crema - “Viagem ao mundo doce e encantado da confeitaria brasileira” -, outra com Manu Buffara sobre ¨Tradição e inovação: a cozinha nua e crua da Manu”; com chef Jhuan Schneider e convidados do Sesc Pantanal numa “Uma viagem ao universo pantaneiro”; e encerrando a programação, a chef naturalista Bela Gil fala sobre comportamento sustentável através da alimentação saudável.

O evento visa fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso, fomentar intercâmbio entre empresários e produtores, buscando a valorização da produção local, promover espaço de cultura e entretenimento ao público em geral.

Homenageada do ano

Como acontece todos os anos, o evento faz reverência a uma pessoa de relevância para a gastronomia regional e a homenageada será Dona Eulália, uma exímia quituteira, cuiabana de ‘chapa e cruz’ que, aos 83 anos, continua a fazer o melhor bolo de arroz da cidade, eleito pelo júri da Veja Comer & Beber Cuiabá.

Pequi é o ingrediente

O ingrediente escolhido para essa edição é pequi, fruto típico do Cerrado que na época da safra local (entre novembro e janeiro/fevereiro), ‘brota’ nas ruas e praças de Cuiabá com seu aroma marcante e sua cor amarelo intenso.

O Sebrae MT é co-realizador do evento, ao lado do Univag Centro Universitário. Os demais apoiadores do evento são Grupo Bom Futuro, Big Lar, Senac, Sesc Pantanal e Unimed. O restaurante Mahalo sedia o jantar especial Chefs do Brasil tendo como chef convidada Manu Buffara.

Mais projetos

O Sebrae MT desenvolve vários projetos relacionados, entre eles o Food Experience, cujo objetivo é apoiar grupos de empresas e valorizar a experiência gastronômica do consumidor, envolvendo o fortalecimento da cadeia de valor, da origem dos ingredientes à mesa.

Outros projetos de áreas afins e transversais, como Bioeconomia, Redes Criativas, Brasil Central Turismo e agronegócio, especialmente nas cadeias da piscicultura, pecuária leiteira e produtos orgânicos também estão envolvidos.

Serviço

As inscrições para as palestras custam R$ 90,00 (por dia, para 4 palestras) e as oficinas práticas R$ 149,00, com desconto de 50% para estudantes e associados da Abrasel e Sindipan.

As inscrições para as oficinas e palestras podem ser feitas no site do evento.

www.pantanalcozinhabrasil.com.br

 

Fonte: Gazeta Digital

Compartilhe:

Siga o Centro de Eventos do Pantanal

Newsletter

Enviar
Copyright © 2015 Centro de Eventos do Pantanal • Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/nº • Jardim Santa Marta • Cuiabá/MT • +55 (65) 3318-1600 • eventospantanal@mt.sebrae.com.br
BRDigital