Buscar

Notícia

19.04.2017

Sustentabilidade na teoria e na prática

Em consonância com o tema central da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017), “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”, o Sebrae, um dos parceiros na organização, programou uma série de atividades para a Feira, que acontece de 20 a 23 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Na Aldeia do Conhecimento, várias palestras vão tratar diretamente do tema. Além da parte teórica, o estande Soluções Sustentáveis vai reunir três empresas fornecedoras de produtos e serviços com foco em sustentabilidade e que podem atender também o segmento de turismo. São elas a EcoDescarte Reciclagens, Rah Energia Sustentável e Control - Análise de Água e Projetos Ambientais.

Fundada há cinco anos pelos engenheiros sanitaristas e ambientais Gian Pietro Benevento e Thayana Alves Mattos, a Control tornou-se referência no mercado ao apostar na qualidade dos serviços, o que lhe rendeu os selos do InMetro, ISO 9001 (de qualidade) e ISO 17025 (qualidade de ensaio, exclusivo para laboratório).

Com um quadro composto por 15 colaboradores, a Control atende empresas em Mato Grosso e fora do Estado, das áreas de saneamento, concessionárias de água, hospitais, farmácias indústrias, comércio e escritórios prestadores de serviços na área ambiental e empresas de turismo.

Segundo a supervisora de qualidade, Kele Araújo, esta será a primeira vez que participam de uma feira. “Nossa expectativa é poder mostrar ao segmento de turismo e ao público em geral a importância de se fazer análise de água e projetos ambientais, bem como divulgar a empresa, as tecnologias e equipamentos utilizados”.

Kele ressalta que a empresa está em franca expansão: “2016 foi um ano muito bom para a empresa e crescemos muito, mesmo em um cenário de crise no país”. Ela atribui o desenvolvimento da empresa aos constantes investimentos nos colaboradores e em tecnologia”.

A Rah Energia Sustentável também vai “mostrar a sua cara” na FIT Pantanal. O empresário Henry Helber Calazans Camargo, explica que a expectativa é poder apresentar o que a empresa faz, tanto para os expositores, como para o público em geral que vai visitar a Feira. “As empresas, de uma maneira geral, têm interesse em formas de economizar energia e a curiosidade do público pode ser transformar em oportunidades para nossa empresa”.

Fundada em 2013, a RAH trabalha com projetos e instalação de sistemas de energia mais eficientes, incluindo a auto geração energética, através da fonte fotovoltaica (solar), o caminho mais rápido e mais rentável. “Na maior parte das empresas, existe um mal dimensionamento energético, normalmente porque as instalações e os maquinários são antigos”, explica, dizendo que trabalham visando um melhor aproveitamento da energia.   

Segundo ele, por enquanto, a geração de energia fotovoltaica ainda é uma alternativa, mas, num futuro próximo, ela vai se tornar obrigatória.

Além do estande de empresas sustentáveis, nos dias 20 e 21, o Centro Sebrae de Sustentabilidade estará aberto para visitas técnicas guiadas aos participantes da FIT Pantanal, em quatro horários – 08h, 10h, 13h30 e 15h30 - para grupos de até 30 pessoas.

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) acontece de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. É promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).

Serviço

www.sebrae.com.br
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1214
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraemt
twitter.com/sebraemt
facebook.com/sebraemt
Rita Comini - +55 65 99932 1890
rita.comini@mt.sebrae.com.br

Compartilhe:

Siga o Centro de Eventos do Pantanal

Newsletter

Enviar
Copyright © 2015 Centro de Eventos do Pantanal • Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/nº • Jardim Santa Marta • Cuiabá/MT • +55 (65) 3318-1600 • eventospantanal@mt.sebrae.com.br
BRDigital