Mais de 300 vereadores devem participar da 1ª Marcha dos Prefeitos e Vereadores de Mato Grosso, que se realiza nos dias 10 e 11 de Julho. A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) está mobilizando todos os vereadores do estado para vir à Cuiabá e participar do ato municipalista.
O evento é organizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e UCMMAT. Além dos prefeitos e vereadores, a Marcha irá contar com a presença de representantes dos poderes constituídos, entidades, instituições, entre outras autoridades.
O presidente da UCMMAT, vereador Rafael Piovezan reforça a importância da participação do legislativo na Marcha. “Precisamos estar juntos para reivindicar melhorias para os nossos municípios, nós vereadores somos o para-choque da sociedade, nós é que estamos próximos e sabemos da real situação que vive a população. Nossos municípios está num caos total, pessoas morrendo por falta de atendimento médico, e nós vereadores temos o dever de reivindicar e buscar soluções para esses problemas, para isto que fomos eleitos, para representar os munícipes”, disse Piovezan.
Programação
A Sessão da Comissão Mista do Congresso Nacional que analisa Mudanças na Lei Kandir abrirá a programação, no dia 10 de julho, às 9 horas. A sessão será realizada no plenário da Assembleia Legislativa e vai contar com a participação do presidente da comissão, deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), e do relator, deputado federal José Priante (PMDB-PA). A mudança na Lei Kandir é uma das principais bandeiras municipalistas, considerando que municípios acumulam significativas perdas financeiras com as desonerações estabelecidas pela legislação.
Às 14 horas será a abertura oficial da 1ª Marcha a Cuiabá – Prefeitos e Vereadores em Defesa dos Municípios Mato-grossenses, no Centro de Eventos do Pantanal. Na sequência, a AMM assina Termos de Cooperação Técnica com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Caixa Econômica Federal e Unicef.